sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sobre o Ensino da Matemática

Matemática de qualidade para todos os alunos

Todos os alunos, independentemente das suas opções quanto ao prosseguimento de estudos, têm direito, ao longo da escolaridade, a uma educação matemática de qualidade que lhes permita:

- adquirir uma compreensão progressiva da natureza da matemática, dos seus processos e características como ciência, e apreciar a sua beleza;

- compreender e apreciar o poder das aplicações da matemática, da sua relevância na sociedade contemporânea e do seu papel histórico no progresso da civilização;

- desenvolver, na medida das suas necessidades e interesses, capacidades matemáticas para a vida cotidiana, para o exercício de uma cidadania plena e para prosseguir estudos superiores, em particular para adquirir uma formação profissional.

Fonte
Livro: “A Matemática na Formação Inicial de Professores” (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)
Autores: Carlos Albuquerque, Eduardo Veloso, Isabel Rocha, Leonor Santos, Lurdes Serrazina e Suzana Nápoles


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Narrativas Matemáticas

“O epitáfio da tumba de Diofanto de Alexandria”

Esta Narrativa Matemática pode ser explorada como centro de interesse.

Ela pode ser associada à habilidade “Saber fazer a transposição entre linguagem corrente e a linguagem algébrica.” e/ou à habilidade “Saber traduzir problemas expressos na linguagem corrente em equações.” da 6ª série / 7º ano do Ensino Fundamental do Currículo de Matemática 2012 (p. 60)

Ressaltamos que uma mesma narrativa pode estar associada a mais de uma habilidade e pode ser explorada em mais de uma série/ano. Pode ser trabalhada com mais ou menos profundidade. (Concepção de “Currículo em espiral”)


Matemática do Amor